Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Girl Lifestyle

Blog pessoal * DP

Girl Lifestyle

Blog pessoal * DP

Corpo são, mente sã #5

Ora, hoje falámos de comidinha.

Estava a passar em revista os feeds do facebook e vi um artigo com o seguinte título: “5 refeições magras, rápidas e nutritivas - A marmita voltou a todo o gás, e os portugueses voltaram a ser adeptos da comida caseira no trabalho (e faculdade). Quanto a mim, parece-me ótimo, pois para além de poupar, é uma ótima forma de manter as refeições nutritivas!”

E pronto, aí tinham toda a minha atenção.

Também sou uma adepta da marmita, por vários motivos: pela poupança, para ter oportunidade de escolher o que me apetece comer e não o que a lista de um restaurante tem para oferecer, por saber o que estou a comer (leia-se saber a qualidade de confeção e da própria comida) e sobretudo por poder comer alimentos saudáveis sem dificuldade.

Aqui ficam então “5 receitas magras, saudáveis e nutritivas”:

 

Segunda-feira

bifes.jpg

Bife de peru recheado com molho de tomate e esparguete

1- Picar meia cebola, um dente de alho, meio pimentão vermelho e um tomate. Num tacho, alourar o alho e cebola com um fundo de azeite e uma folha de louro. Juntar o pimentão, o tomate, sal e pimenta e mexer bem (em lume forte) até o tomate se desfazer. Retirar a folha, adicionar vinho branco (3 colheres de sopa), deixar ferver, triturar o molho e adicionar orégãos e piri-piri (opcional). Reservar.

1- Saltear espinafres numa frigideira com um fio de azeite, alho picado e cebola (alourados). Estender o bife numa travessa, colocar uma camada de espinafres e uma fatia de quejo flamengo por cima, e enrolar. Regar com o molho de tomate, segurar com o palito e levar ao forno cerca de 30min.

2- No mesmo tacho do molho de tomate, fazer ferver água, adicionar sal e esparguete integral (conforme indicações na embalagem). Escorrer a esparguete, adicionar o molho de tomate restante e servir com o bife recheado.

Tempo total: 50min

Dica: saltear os espinafres enquanto o molho apura em lume brando e/ou cortar os vegetais com antecedência

 

Terça-feira

tumblr_n24z37A9OX1qg2tzfo1_500.jpg

Sandes de salmão fumado

1- Tostar duas fatias de pão de mistura/integral.

2- Com a varinha mágica, triturar meio abacate (descascado) com 4 col. de sopa de grão de bico, 1/2 dente de alho, um fio de azeite, sal e pimenta.

3- Barrar o pão com a mistura, colocar uma ou duas fatias de salmão fumado, tomate cherry cortados a meio e completar a sandes com a última fatia.

Tempo total: 10min

 

Quarta-feira

Empadão de atum e couve-flor

1- Cozer uma couve-flor e escorrer. Triturar, adicionando leite conforme necessário. Temperar com sal fino e pimenta.

2- Cortar em cubinhos cebola, pimentão verde e vermelho, cogumelos e tomate (a gosto). Saltear a mistura numa frigideira com um fio de azeite e uma lata de atum ao natural.

3- Numa travessa, colocar uma camada do puré de couve-flor, uma do atum e outra de puré. Bater um ovo, espalhar por cima, e levar ao forno até ficar dourado.

Tempo total: 20min

Dica: preparar o puré com antecedência e/ou cortar os vegetais enquanto a couve coze.

 

Quinta-feira

tumblr_n1dnb59EBb1qh7e9yo1_1280.jpg

 Salada tropical de quinoa

1- Cozer 4 col. de sopa de quinoa conforme indicações da embalagem, temperando com sal e açafrão.

2- Cortar em cubinhos fruta como ananás, manga, abacate e tomate, e juntar camarão cozido.

3- Numa taça, bater muito bem um iogurte grego natural, uma col. de sopa de mostarda, uma col. de sopa de azeite, um punhado de salsa picada e sumo de limão ou vinagre a gosto.

4- No tupperware, juntar a quinoa, fruta e camarão, e regar com o molho de iogurte.

Tempo total: 15min

 

Sexta-feira

 Salteado chinês com frango grelhado

1- Numa frigideira com um fio de azeite, saltear vegetais (mistura chinesa pré-embalada), com uma pitada de pimenta. Reservar.

2- Temperar um peito de frango com sal grosso, pimenta, pimentão doce, caril e um fio de azeite. Grelhar o frango e cortar em tiras ou pedaços.

3- Adicionar o frango aos vegetais salteados e temperar com molho de soja e vinagre de cidra.

Tempo total: 15min

 

 Dora Pinto

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.